O espólio de João Martins Pereira foi doado ao Centro de Documentação 25 de Abril (CD25A) em 2010. Anteriormente, João Martins Pereira tinha doado ao Centro uma agenda usada enquanto Secretário de Estado da Indústria e Tecnologia.


O espólio inclui:

  1. A parte da biblioteca pessoal de JMP relacionada com Economia, Política, História e Sociologia: cerca de 2000 exemplares
  2. O arquivo pessoal e profissional tem cerca de 200 caixas de arquivo e inclui:
     
  • documentação ligada à sua actividade pública, enquanto Secretário de Estado da Indústria e Tecnologia (duas caixas de arquivo organizadas por JMP) 

  • o arquivo pessoal (documentos biográficos, correspondência, iconografia e outra documentação);
  • o arquivo profissional (estudos e documentação relacionada com a sua actividade na Profabril, Tecninvest, IAPMEI, IEFP, Agência de Inovação, Instituto de Prospectiva, entre outros)
  • o espólio literário (originais das principais obras publicadas: versões e materiais preparatórios, que no caso da História da Indústria ocupam cerca de 60 caixas de arquivo; originais de textos publicados em obras colectivas e na imprensa periódica; e textos dispersos)
  • documentação classificada

 

A inventariação do espólio teve início em Outubro de 2012, encontrando-se em fase de tratamento técnico. Por essa razão, a documentação não está ainda toda disponível ao público, podendo, no entanto, ser analisados, caso a caso, pedidos de consulta. Para o efeito, contactar a coordenadora-técnica do CD25A, Drª  Natércia Coimbra: natc@ci.ucp.pt